Como pintar metais

| 3 Comentários | 6 de dezembro de 2013


Dicas-de-Decoração-com-Objetos-de-Metal

Objetos em ferro tendem a enferrujar e sua tinta descascar, especialmente se expostos ao sol, chuva, vento etc. Para dar aquela renovada, uma boa pintura já resolve, mas é importante se tomar alguns cuidados básicos ao se preparar para pintar o ferro, especialmente se desejamos que ele dure.

Os metais estão em todo lugar da casa – em grades, portas, janelas, portões, mesas de jardim, cadeiras, por isso, é importante que recebam tratamento adequado para que não se deteriorem devido a ferrugem. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas que vão facilitar o trabalho:

Ao pintar metais, você vai precisar de:

  1. Jornais velhos ou plástico
  2. Escova de aço ou lixo para ferro nº180
  3. Lixa para ferro nº150
  4. Aguarrás
  5. Pincel ou rolo
  6. Espátula
  7. Panos de limpeza
  8. Zarcão
  9. Tinta esmalte adequada

 

Como Pintar Objetos De Metal

 

Como pintar metais?

O primeiro passo ao pintar uma grade ou portão é a preparação da superfície .Proteja o chão e outros objetos com jornais ou plásticos. Se estiver em uma região próxima ao mar, lave o metal para eliminar o sal. Caso a superfície apresente vestígios de óleo, retire-o com diluente sintético. Limpe a poeira e elimine qualquer pedaço de ferrugem solto.

Para eliminar a ferrugem ou tinta, utilize uma escova de aço ou lixa para ferro nº 180. Lixe tudo até tirar toda a ferrugem e partes soltas. Se a pintura antiga estiver em mau estado, aplique um produto removedor com um pincel e espere 20 minutos. Depois, tire a tinta amolecida com a ajuda de uma espátula.

Remova graxas, gorduras, e restos de tintas com um pano umedecido em aguarrás e deixe secar por 30 minutos. Após remover toda a ferrugem e tinta, limpe todo o metal. Com a ajuda de um pincel, aplique um desoxidante nas partes em que o metal foi mais danificado pela ferrugem, e deixe atuar por 20 minutos. Depois, lave a superfície com água e enxugue com um pano seco.

Com um pincel, aplique uma demão de isolante anticorrosivo (Zarcão). Espere 24 horas (ou conforme as instruções do produto) até que a superfície esteja completamente seca. Lixe suavemente toda a superfície com uma lixa para ferro nº 150 e limpar o pó.

Quando o metal estiver brilhando e não apresentar nenhum ponto negro, ele estará pronto para receber a pintura

 

Pintando o metal

Aplique de duas a três demãos de tinta adequada, dando intervalos de 12 a 24 horas, com um pincel, rolo ou pistola de acabamento na cor escolhida. Lixe levemente a superfície entre as demãos garante um acabamento melhor. Para superfícies maiores utilize rolos e para as menores ou para acabamentos, use os pincéis.

E pronto! Seu trabalho está pronto!

Agora é só apreciar o trabalho e decorar o resto da casa! 😉

 

 

Tag: , , , , , , , ,