Planejando uma reforma: o que não pode passar despercebido?

| Deixe um comentário | 3 de agosto de 2017


Não é por acaso que reforma é associada por muita gente com dor de cabeça. A verdade é que entrar nessa empreitada não é uma decisão fácil e sair dela pode ser mais difícil ainda se não houver um planejamento da obra, do início ao fim. E é nesse detalhe que a grande maioria erra.

Se você quer transformar o sonho de ter um lar novinho em folha em realidade, o que podemos te garantir é que dá sim para minimizar os transtornos de uma reforma quando todos os detalhes da obra são pensados previamente, da estrutura à limpeza antes de mobiliar. Afinal, o que não pode passar despercebido no planejamento de uma reforma?Vamos aos principais pontos:

1- Coloque tudo no papel

O primeiro passo de uma reforma é pensar em cada detalhe que você deseja mudar na sua casa. Todos os cômodos vão ser reformados? Qual vai ser o primeiro? Pretende mexer na estrutura? É só pintura? Vai trocar o piso? E quanto à iluminação? Essa é a fase de levantar todas as hipóteses, conforme os seus anseios para cada ambiente.

Depois, vale muito a pena consultar um profissional do ramo para avaliar se as mudanças são coerentes e até mudar os planos conforme essa troca de ideias. Lembre-se: muitas vezes o que você imagina pode causar danos na estrutura da casa e causar contratempos inesperados durante a reforma.

Nessa etapa, também é muito importante pedir uma avaliação completa nas partes hidráulicas, elétrica e alvenaria, que podem esconder muitos problemas e prolongar o tempo determinado para a obra.

2- Determine um tempo junto à equipe de trabalho

Com o projeto em mãos, chegou a hora de avaliar o tempo necessário para cada etapa da reforma. E para isso, a ajuda de profissionais também é muito bem-vinda. Importante: concentre o serviço no mínimo de mãos possíveis para evitar choque de ideias e atrasos durante o processo, sempre se valendo de indicações confiáveis para tocar o projeto e de um contrato bem firmado e assinado entre as partes.

Outro ponto é planejar com antecedência e prever transtornos com intempéries naturais e sazonalidades. Não vale a pena, por exemplo, iniciar uma reforma no fim do ano, pois a maioria dos fornecedores tende a falhar na entrega de serviços com a proximidade do Natal e Ano Novo. Também é bom consultar a meteorologia para não ser pego de surpresa por chuvas.

Essa etapa também inclui um cronograma para cada etapa da reforma, que como já dissemos anteriormente, deve começar pela estrutura: demolição; partes elétricas e hidráulica; assentamento do piso; masseamento; pintura e por aí vai. Para cada uma dessas fases, estabeleça um tempo de realização com a equipe determinado, aliando prazo com a disponibilidade de materiais. Assim, você evita mão de obra parada.

3- Pesquisa de preço

Com o projeto em mãos e antes de quebrar uma parede sequer, é preciso planejar os custos da reforma. Será que a transformação cabe realmente no seu bolso? Se não, o que pode ficar para depois e o que não pode esperar? A reforma é realmente a melhor saída?

Feita essa análise, é hora de partir para a pesquisa de preços de materiais de construção, tendo calculado previamente, com a ajuda da equipe de trabalho, a quantidade de materiais que cada etapa da reforma vai levar. Em nosso site, temos ferramentas que vão te ajudar muito nessa etapa, como nossas calculadoras de piso e de tintas, além da possibilidade de fazer um orçamento online.

4- Limpeza

Muita gente se esquece da limpeza durante e após a reforma. Durante, a limpeza evita acúmulo de lixo e agiliza o trabalho. Depois, deixa o lugar pronto para a mudança. Com tudo finalizado é hora de tirar massa-corrida, rejuntes, respingos de tintas, adesivos de louças e cubas, maçanetas, portas e janelas. Essa etapa não pode ser esquecida no planejamento inicial.

Para finalizar, você não pode começar a sua reforma antes de baixar o nosso Manual da Reforma. Sua casa é o lugar mais importante do mundo e nós queremos te ajudar a reformá-la da melhor maneira possível, com qualidade e economia e temos dicas preciosas de reforma para os principais cômodos da casa.

Baixe agora o Manual da Reforma gratuitamente

Gostou das nossas dicas? Fique à vontade para contar a sua experiência nos comentários e qualquer dúvida, estamos por aqui!

Tag: , , , , , ,