Porão: dicas para aproveitar e transformar o espaço

| Deixe um comentário | 1 de novembro de 2017


Muito comum e utilizado nas residências americanas, o porão normalmente é esquecido ou relegado como “quarto da bagunça” nas casas brasileiras.

De fato, por ficarem embaixo da superfície da casa, os porões geralmente não tem arejamento e luz naturais, podendo sofrer também com a ação da umidade. Desvantagens, no entanto, que nada impedem que ele se transforme em um cômodo bonito, agradável e funcional.

Quer transformar o seu porão? Veja dicas de como aproveitar e transformar o espaço.

 

Resolva os problemas

O primeiro passo é se certificar do estado do porão. Faça o tratamento de impermeabilização, verifique se o espaço tem infiltração – aprenda aqui a se prevenir e livrar do problema, e retire todo o mofo do local. Essa verificação ou reforma estrutural é fundamental para que o seu projeto dê certo.

 

 Defina o cômodo

Existe algum cômodo que você gostaria de ter, mas não tinha espaço? Aproveite o seu porão! Ele pode ser um salão de jogos, um escritório, um quarto de hóspedes, uma sala de TV, uma adega, a escolha é toda sua!

 

Areje o ambiente

Normalmente, os porões são locais de pouca ventilação e muita umidade. Logo, se você quer dar vida nova ao espaço, é preciso pensar nesses dois probleminhas.

Ver se é possível fazer uma janela ou abertura que permita que a luz e o ar circulem é uma ótima opção; no entanto, uma análise desse tipo só pode ser feita por um profissional que possa garantir que a estrutura da casa não seja danificada.

Se não, para a questão da ventilação, a melhor solução é investir em um ventilador ou em um ar-condicionado. Quanto à umidade, a dica é ter um umidificador e utilizar produtos impermeabilizantes, assim como tintas especiais que evitam cheiro e mofo.

 

Invista na iluminação

Como os porões geralmente não têm janelas, a iluminação artificial é fundamental para deixar o espaço agradável. Portanto, capriche na escolha das lâmpadas.

Os porões costumam ter teto baixo, o que torna as luzes embutidas uma ótima opção. Se este não for o seu caso, outra ideia bacana é a utilização de luminárias pendentes em áreas específicas, como a mesa de jogos ou uma poltrona.

Atenção também à escolha da lâmpada: quanto mais clara, melhor.

 

Cores

É mais que sabido que cores claras dão a sensação de amplitude aos ambientes. Portanto, evite as cores escuras, sobretudo no teto: como costuma ser rebaixado, um tom escuro pode dar a sensação de opressão e deixar o ambiente pesado.

Nos revestimentos aposte nos tons off -white. Quer um pouco mais de cor? Ok, mas escolha um tom mais vibrante para apenas uma das paredes. Aposte também nas cores em acessórios como quadros e almofadas: quanto mais alegres, leves e coloridos, mais eles podem ajudar a iluminar o espaço.

 

Atenção com o piso

Não basta usar cores claras no teto e nas paredes, o chão também não deve ser escuro – portanto, esqueça tábuas corridas de madeira ou qualquer piso pesado ou escuro.

Para dar mais cor ao chão, usar tapetes é um excelente artifício. Mas evite opções muito grandes, que podem deixar o cômodo menor – escolha os de tamanho pequeno ou médio.

 

E agora, pronto para renovar o seu porão? Já sabe no que transformá-lo? Conte pra gente!

Tag: ,