Porcelanato: conheça os principais tipos

| Deixe um comentário | 7 de fevereiro de 2018


O porcelanato é hoje o revestimento queridinho de arquitetos, decoradores e consumidores, e motivos para isso não faltam.

 

Além de bonito e moderno, trata-se de um material de alta durabilidade e resistência, de prática manutenção e higienização e, além disso, de enorme versatilidade, já que pode ser encontrado em diversas cores, texturas e tamanhos, o que possibilita o seu uso em qualquer ambiente da casa.

 

Existem diversos tipos de porcelanato, cada qual com sua especificidade e recomendação de uso. Então, entre tantas opções, qual escolher?

 

Confira os principais tipos de porcelanato e escolha o ideal pra você!

 

Porcelanato Polido

Um dos mais desejados, possui acabamento brilhante e liso. É indicado para áreas secas da casa, como quartos e salas. Não deve ser usado em espaços molhados, pois como é muito liso pode deixar a superfície escorregadia.

Além de bonito e requintado, é bem fácil de limpar.

 

Porcelanato Acetinado

Tem menos brilho e é mais resistente do que o porcelanato polido, não manchando nem riscando com facilidade, além de ser menos escorregadio. É muito indicado para garagens, banheiros, varandas e áreas gourmet.

 

Porcelanato esmaltado

Tem este nome por receber uma camada de esmalte, podendo ter a superfície lisa, áspera, brilhante ou mate, atendendo assim a todos os estilos de decoração. Tem mais variedade que os demais modelos, uma vez que a base esmaltada permite mais personalizações. É também o tipo que menos absorve água, o que o torna ideal para áreas úmidas e externas como piscinas, varandas e áreas de serviço.

Se optar por esse modelo, é importante se atentar ao PEI, medida que trata da resistência do esmalte: quanto maior o PEI, mais resistente e duradouro o esmalte do porcelanato.

 

Porcelanato Natural

Tipo de porcelanato que não tem nenhum acabamento especial na superfície, sendo bastante indicado para quem não gosta de tanto brilho.

É uma boa opção para áreas externas, como quintais, garagens, áreas de serviço, entre outros espaços.

 

Porcelanato Struturato

Possui uma superfície mais forte e tem textura mais abrasiva, o que o torna o modelo ideal para áreas mais molhadas como banheiros, saunas, boxes, garagens e decks.

 

Porcelanato líquido

O porcelanato líquido é originado da mistura de plástico termofixo, que ao receber a resina epóxi se nivela sobre o piso e enrijece, o que resulta em uma superfície totalmente lisa e sem rejunte. Pode ter diversos tipos de acabamento e até mesmo ser transparente.

Trata-se de um ótimo artifício para renovar o piso sem quebra-quebra, além de ser um material resistente e de fácil limpeza.

Bordas

O acabamento da borda do porcelanato também apresenta diferenças, sendo encontrado em dois tipos:

Retificados

Tem laterais retas e apresenta como vantagem principal um perfeito encaixe no assentamento, já que dá a possibilidade de utilização de junta de até 1mm, o que minimiza a aparência do rejunte, dando uniformidade na instalação das peças.

Bold

Mais tradicional, tem bordas abauladas, ou seja, arredondadas. Por isso, esse tipo de porcelanato exige uma distância maior entre as peças, de no mínimo 3mm, o que deixa o rejunte mais aparente.

 

E você, qual desses tipos de porcelanato prefere para sua casa? Visite a Casa Show e encontre os melhores modelos, pelos melhores preços!

 

 

Tag: ,