Problema com mofo? Confira 3 dicas para se livrar do fungo

, , | Deixe um comentário | 23 de agosto de 2021


Além de sujar a casa e danificar seus pertences, o mofo pode causa danos para a sua saúde. O fungo que provoca esse problema também é responsável por doenças respiratórios e por crises alérgicas.

E é quando o tempo fica úmido que se cria a condição ideal para o surgimento das manchas escuras características da presença deste fungo. Se você tem problema com mofo em sua casa, confira a seguir 3 dicas para preveni-lo e combatê-lo.

1. Mantenha os ambientes arejados

O fungo que causa o mofo se desenvolve nos ambientes mais úmidos e escuros. Os dias mais frios, quando a tendência é que as pessoas mantenham a casa fechada, são os mais propícios para a sua proliferação.

Prevenir o seu surgimento é o primeiro passo. E a medida mais importante é a mais simples: manter a casa aberta o máximo de tempo possível, permitindo o arejamento dos ambientes.

Busque sempre garantir o ingresso do máximo de luz nos cômodos. Assim, o aquecimento ajuda a prevenir o desenvolvimento do fungo e o surgimento do bolor, que é como são chamadas as manchas escuras nas paredes mofadas.

Os armários também precisam ser arejados para evitar que o mofo tome conta de suas roupas.

2. Faça faxina com frequência

Manter a casa sempre limpa também ajuda a combater os fungos que causam o mofo e os ácaros, outro micro-organismo bastante prejudicial à sua saúde. Além das faxinas regulares, é muito importante eliminar o pó dos ambientes diariamente.

Faça do aspirador de pó um aliado nessa tarefa. Um pano úmido para recolher a poeira também é uma pedida para incluir em sua rotina de combate a esse inimigo invisível.

Tenha especial atenção ao banheiro e à cozinha, ambientes da casa onde a umidade é mais frequente. Eles devem ser mantidos sempre secos. Quando estes cômodos ficam colados a outros, como o quarto a sala, por exemplo, a umidade pode migrar, levando o mofo com ela.

3. Escolha os produtos certos para combater o mofo

Durante a faxina da casa, especialmente se o mofo já está presente, é importante utilizar produtos que ajudam não apenas na limpeza, mas também no combate à proliferação do fungo.

Existem produtos de diferentes marcas especificamente para combater o mofo. A maioria deles tem em sua composição cloro ou hidróxido de sódio, substâncias eficazes para resolver o problema.

Outra opção é utilizar produtos caseiros para prevenir ou combater o mofo. Uma receita muito usada é um preparado com 250 ml de vinagre e uma colher de bicarbonato de sódio.

A mistura deve ser borrifada nos locais onde há mofo. Depois de deixar a solução agir por cerca de dez minutos, limpe com um pano seco. Em áreas muito úmidas você  pode repetir este procedimento a cada 15 dias.

Estas são algumas opções para combater os problemas com o mofo. Lembre-se que o ideal é não esperar o aparecimento das manchas escuras de bolor para agir. Na Tendtudo você encontra os produtos ideais para se livrar do mofo. Visite nossas lojas e confira!

Tag: ,