Quais as etapas de um planejamento de reforma?

, | Deixe um comentário | 19 de junho de 2018


Reformar algum cômodo ou até a casa inteira não precisa ser tão estressante como muita gente pensa.

Seguindo algumas etapas básicas, a renovação de um espaço vai se tornar divertida, prazerosa e com possíveis problemas fáceis de serem contornados.

Vamos começar?

 

Ponto de Partida

Analise todas as mudanças que você está buscando fazer no seu lar. Pegue muitas referências, estude bem os prós e os contras do estilo que você pretende trazer para o espaço e as dificuldades que ele implica.  

Imagem: https://www.istockphoto.com/br/foto/conceito-de-renova%C3%A7%C3%A3o-quarto-no-antigo-edif%C3%ADcio-durante-a-restaura%C3%A7%C3%A3o-gm871105006-145480683

 

Será que devo contratar um profissional?

Se você vai apenas pintar ou renovar o revestimento, não há necessidade. O trabalho até acaba sendo mais recompensador no final quando você vê algo lindo feito por você mesmo.

Entretanto, se a reforma interferir na estrutura do lugar, é preciso contratar um arquiteto ou engenheiro civil que vão analisar suas ideias e a planta da sua casa para saber como proceder e o que é melhor para ser feito ali.

 

Orçamento

Não podemos esquecer de uma das partes mais importante do planejamento: o orçamento. Ele pode variar de acordo com o tamanho e o volume da reforma e com os tipos de materiais utilizados. Também é importante que ele seja seguido à risca para que no futuro você não se depare com gastos inesperados. E é claro, dar aquela passadinha na TendTudo para comprar tudo o que você precisa com preços abaixo da concorrência também faz parte dessa etapa.  

 

Seja paciente

Tanto o seu trabalho quanto o de outros profissionais podem demorar mais do que se espera, principalmente porque muitas vezes dependemos de fatores externos. Mas no fim, tudo pode ficará incrível.

Adversidades sempre podem acontecer como indisponibilidade de produtos, atrasos em prazos de entrega, além de problemas com a mão de obra. Mas não desanime, seja compreensivo com você e com os outros profissionais e foque nos resultados.

O planejamento bem feito da sua reforma te ajudará a economizar e a ter um trabalho muito mais satisfatório no final das contas.