Que tal renovar sua casa com uma porta adesivada?

, , , , , | Deixe um comentário | 1 de março de 2021


Botar a mão na massa para fazer uma porta adesivada é forma prática e barata de renovar as seu imóvel. Em poucos minutos, você mesmo pode dar uma cara nova a qualquer ambiente sem precisar usar tinta e sem fazer sujeira.

A porta adesivada pode ter diferentes cores e padrões. Você pode optar por usar tons mais marcantes ou mesmo temas que simulam a própria madeira. Isso vai depender apenas da sua criatividade e da sua proposta de decoração. Confira como adesivar as portas da sua casa:

Escolha do adesivo

Os adesivos vinílicos oferecem diferentes opções de cores e padrões que podem ser adaptados ao ambiente onde serão instalados. Mas antes de escolher o tipo de adesivo é importante medir cuidadosamente a porta.

A metragem do adesivo deve ser um pouco maior do que a da porta para que você consiga fazer todos os acabamentos necessários.

Adesivos podem ser usados tanto em portas de madeira quanto de vidro. Foto Vivadecora.com

Preparação da porta

Não há mistério ao preparar a porta para receber a adesivagem. É importante que ela esteja bem limpa, pois a poeira dificulta a perfeita fixação do adesivo. Você também terá que remover as maçanetas antes da instalação. Para isso você precisará apenas de uma chave de fenda.

Caso a sua porta esteja muito danificada, pode ser necessário que ela seja lixada para garantir melhor aderência do adesivo à madeira. Mas, geralmente, uma limpeza com esponja, água e sabão é o suficiente.

Colocação do adesivo

Inicie a instalação do adesivo pela parte superior da porta. Retire uma pequena faixa da película que protege o adesivo e fixe a folha no alto da porta, deixando alguns centímetros de sobra para o acabamento.

É importante ficar atento ao alinhamento do adesivo, pois após sua fixação não é possível removê-lo para ajustar. Então, antes de prosseguir, confira se ele está alinhado verticalmente.

Foto dcoracao.com

Colagem do adesivo

Se o alinhamento estiver ok, você terá que remover a película aos poucos, enquanto garante a fixação do adesivo à porta. Para isso, utilize uma espátula para evitar que bolhas de ar comprometam sua adesivagem.

O segredo aqui é retirar apenas alguns centímetros da película por vez para facilitar o trabalho com a espátula, que deve ser utilizada a partir do centro da porta em direção às laterais.

Atenção aos acabamentos

Sua porta adesivada está quase pronta. Mas é hora de cuidar dos acabamentos. Dobre o adesivo nas laterais da porta, sempre utilizando a espátula para evitar as bolhas de ar. Utilize um estilete para cortar os excessos.

Use o estilete também para desobstruir o espaço das fechaduras e para contornar as dobradiças da porta. É importante que o adesivo fique bem fixo às laterais para evitar que o atrito com o batente o danifique.

E está pronta a sua porta adesivada. Agora é só reinstalar as maçanetas e conferir o resultado.

Foto wallsweethome.com

O que você achou desta sugestão de utilizar porta adesivada para renovar a decoração da sua casa? Ficou interessado? Então confere no nosso site as opções de adesivos e os demais materiais que você vai precisar e mãos à obra!

Tag: ,