Quer montar um kit de limpeza sustentável para sua casa? Nós te ensinamos

| | 19 de janeiro de 2015


“Pense globalmente, aja localmente”. Essa famosa frase da antropóloga e ativista ambiental Jane Goodall, dita há mais de duas décadas, está, hoje em dia, mais atual do que nunca! Você já pensou que pequenas transformações praticadas em nosso dia a dia já causam impactos inimagináveis em todo o mundo? Os efeitos negativos de nossas ações no meio ambiente já conhecemos de cor: destruição de florestas, poluição de rios e nascentes, crise de energia e por aí vai, só ladeira abaixo. Porém — e felizmente —, estamos cada vez mais conscientes do nosso papel como agentes transformadores — nesse caso, para o bem —, o que resulta na procura de um estilo de vida cada vez mais sustentável. E isso deve começar dentro de casa.

Uma das tarefas que mais causam impacto negativo ao meio ambiente, por conta dos produtos químicos utilizados e a grande quantidade de água gasta na produção — e no uso! — desse material, é a limpeza doméstica. Se você também quer contribuir para um ambiente mais saudável e sustentável, que tal montar um kit de limpeza com opções super eficientes e econômicas para deixar sua casa brilhando? Pois então anote agora mesmo nossas dicas e seja mais um aliado na luta contra o devastamento de nosso meio ambiente! Vamos lá?

Móveis sempre brilhando

Essa solução é muito simples: a mistura de ½ colher de sopa de óleo com ¼ de colher de sopa de vinagre já garante móveis lustrosos por muito mais tempo. A solução pode ser passada com uma flanela, aplicada diretamente nas madeiras. Como a validade desse produto é indeterminada, faça-o, se preferir, em maiores quantidades, armazenando a sobra em um recipiente com tampa. Assim, sempre que precisar, terá a mistura logo ali, pronta para brilhar!

Desinfetante natural

Você já deve ter ouvido falar sobre as propriedades milagrosas do vinagre na limpeza, certo? Pois pode acreditar, porque não é lenda! O vinagre, além de garantir um resultado excelente na limpeza de vãos de azulejos e na eliminação do mofo de superfícies, também pode ser usado como desinfetante. Não se preocupe com o odor forte do produto, pois ele não se mantém por muito tempo. Em apenas algumas horinhas o cheiro já foi embora e sua casa está limpinha!

Limpeza do vaso sanitário

Outro ajudante coringa na faxina é o bicarbonato de sódio. Para a limpeza do vaso sanitário, basta acrescentar 4 colheres de chá do produto à mistura de 1 litro de água e uma pitada de sal e deixar a mistura descansar por 1 hora antes de esfregar o local. Você vai ver como todas aquelas manchas amareladas desaparecerão em instantes!

cleaning supplies

Vidros cintilantes

Sabe aqueles produtos de limpeza de janela e superfícies de vidro que, além de caros, têm um cheiro forte e são verdadeiros vilões do meio ambiente? Pois agilize uma misturinha de ½ colher de chá de detergente líquido, 3 colheres de sopa de vinagre e dois copos de água, misture tudo e pronto! Aí é só colocar seu limpa-vidros sustentável em uma garrafa com borrifador e aplicar. Simples, não?

Viu só como com pouquíssimos produtos você já consegue manter sua casa limpa e sustentável? É uma pequena contribuição para o meio ambiente e um grande salto para sua qualidade de vida. Vale a pena tentar, não acha?

Agora compartilhe conosco suas próprias soluções! O que você utiliza em casa para substituir os produtos de limpeza tradicionais? Comente aqui e divida conosco suas receitinhas! Participe da conversa!

 

Tag: , ,

Comentários estão fechados.