Reutilize latas e arrase na decoração

| | 18 de junho de 2014


Esqueça aquela história de descartar as latinhas. Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, as latas podem ser reutilizadas para agregar charme e beleza às decorações modernas. Esse material fica incrível e dá um toque DIY – Do It Yourself (Faça Você Mesmo) a qualquer proposta decorativa.

Gostou dessa ideia? Então confira nossas dicas para transformar latinhas usadas em acessórios decorativos cheios de personalidade e estilo. Separe suas latas, veja nossas sugestões, inspire-se e arrase na décor!

Latinhas para todos os gostos

Existem latas de todos os tamanhos e diferentes formatos. As mais comuns são as latinhas de leite, extrato de tomate, milho, azeite e leite condensado. Vale a pena misturar formatos e tamanhos. Além disso, é preciso tomar cuidado com latas que foram abertas com abridor, para  evitar acidentes. Outro detalhe importante é definir o uso da lata na decoração, pois ela deve estar integrada a um projeto e não descontextualizada no ambiente.

Aposte nas cores

Uma boa maneira de reutilizar as latinhas é pintá-las com tinta spray. O processo é bastante simples, a secagem é rápida, o custo é pequeno, mas o efeito é maravilhoso. Para decorações mais elegantes, pinte as latas de cobre, dourado, preto ou branco. Já para um resultado mais moderno, jovial e irreverente, aposte em tons vibrantes como vermelho, coral, laranja, turquesa e Pink. Em época de copa, use abuse de tonalidades como verde e amarelo.

Simplicidade e beleza

Transformar latas em vasinhos de plantas é uma estratégia que enche o espaço com charme e beleza na justa medida. Apesar de simples, os vasos de lata são charmosos e fazem toda a diferença na decoração. Para deixar o resultado mais delicado, uma fita para arrematar e algumas flores do campo dentro da lata são uma boa pedida!

Um toque artesanal

Aposte na técnica de decoupagem para renovar a lata e dar um ar retrô, romântico ou Boho à decoração. Use revistas, papel de parede, folha de jornais ou até mesmo adesivos para revestir a latinha. Essas latas “reformadas” podem ser usadas como organizadores, porta-trecos, porta-lápis… fica a cargo da sua imaginação!

Latas no jardim vertical

Reserve latinhas no tamanho que quiser, pinte-as da cor que quiser e plante o que você quiser. Feito isso, fixe o vasinho na parede da área externa de casa e monte um jardim vertical para chamar de seu. Apenas leve em consideração a incidência de luz e calor no ambiente, antes de escolher as espécies que você vai cultivar.

Incremente as latinhas

Outro jeito de dar uma cara nova às latinhas é fazer um furinho de cada lado para prender uma corrente, barbante ou cordão de bijuteria para formar uma alça na latinha. Essa alça vai servir para pendurar a lata no teto ou atrás da porta.

Luminária de lata

Essa é a proposta mais inusitada de todas, mas não deixa de ser uma ideia de fácil execução. Para fazer a luminária, basta furar a lata usando prego e martelo. Feito isso, é só colocar a vela baixa de sua preferência dentro da lata. Essa luminária é ótima para pequenas recepções em casa.

E aí, você usaria latas na decoração da sua casa ou não gosta dessa proposta? Não deixe de expor as suas opiniões através dos comentários!

Depositphotos_46206357_s-640x460

Depositphotos.com / CandyBoxImages

Tag: , ,

Comentários estão fechados.