Saiba como adaptar a casa para os idosos e proporcione segurança para eles

, | Deixe um comentário | 23 de dezembro de 2019


Quer adaptar a casa para os idosos, mas não sabe como? Então você veio ao lugar certo! Com algumas modificações na residência, é possível torná-la mais acessível e segura, além de proporcionar muito mais autonomia para eles. Vamos lá?

Para adaptar a casa para os idosos, é importante que você leve alguns fatores em consideração: como é a rotina? Em quais os espaços eles têm mais dificuldade? De que modo é possível fazer a adaptação para que o espaço? atenda a todas as necessidades? Caso esteja em dúvida, converse com eles. Afinal, ninguém melhor do que eles mesmo para sugerir adaptações, não é mesmo? Depois, é só conferir as nossas dicas e mãos às obras!

Banheiro: o principal vilão

O banheiro é o cômodo mais perigoso da casa, por isso, é importante tomar alguns cuidados para proporcionar segurança aos idosos.

A barra de apoio, por exemplo, é uma ótima aliada para evitar acidentes. Além de ajudar o idoso na locomoção, ela pode auxiliar na hora de utilizar o vaso sanitário e também no momento do banho.

Para facilitar a utilização do vaso sanitário, uma ótima dica é investir em um adaptador de assento, pois ele ajudará o idoso a utilizá-lo sem muitas dificuldades.

Barras de apoio são ótimas opções para facilitar a locomoção e os processos de higiene pessoal para os idosos. Via miserve.

Invista na iluminação

A iluminação é um item essencial quando o assunto é adaptar a casa para os idosos. Sabe aqueles sensores de luz? Invista neles! Por conta da ligação automática da luz, os idosos conseguem mais autonomia para locomover-se, ainda mais à noite, quando a iluminação é reduzida.

Invista na iluminação automática para facilitar a locomoção à noite. Via Buenosia Carol

Deixe a área de locomoção livre

Nada de deixar os brinquedos das crianças ou os tênis no meio do caminho, viu? Para os idosos, é necessário que as áreas de locomoção estejam livres. A dica vale também para o uso de tapetes nos cômodos da casa. Caso opte pela utilização, certifique-se de que estão bem fixados ao chão, caso contrário, o tapete pode causar acidentes.

Para que não haja tropeços é de suma importância que a área de locomoção esteja livre de objetos. Via Francesca Tosolini

Piso antiderrapante é a melhor opção

Para evitar quedas e escorregões, o ideal é que a casa tenha pisos antiderrapantes, pois eles proporcionam mais segurança na locomoção. Em caso de escadas, é recomendado o uso de fitas antiderrapantes nos degraus.

Os pisos antiderrapantes garantem segurança na hora da locomoção. Via Jean-Philippe Delberghe

Nada de água no chão

Por mais que tenhamos cuidado ao lavar a louça, às vezes cai água no chão, deixando-o assim, propício para alguém escorregar. Para evitar acidentes, o ideal é colocar um tapete próximo à pia, pois caso caia água, não haverá perigo. Mas, lembre-se: tapete bem fixado ao chão

Aposte nos tapetes para que a água não fique acumulada próximo à pia. Via Blesse’r House

Agora que você já sabe como adaptar a casa para os idosos, passe na Tendtudo e garanta todos os materiais necessários para deixar sua casa acessível. Afinal, eles merecem todos os cuidados, não é mesmo? Se você sabe de mais formas para proporcionar acessibilidade, compartilhe com a gente!