Saiba como escolher portas e janelas para sua obra

| Deixe um comentário | 27 de julho de 2021


As portas e janelas são elementos com grande impacto em uma construção. Eles influenciam vários aspectos em um imóvel, como a segurança, a iluminação, a circulação de ar, além da decoração.

Por isso, na hora de escolher os modelos ideias de portas e janelas é preciso considerar uma série de condições e especificidades. Neste post, separamos algumas dicas para ajudá-lo nesta decisão. Confira:

Tamanhos

A escolha dos tamanhos das portas e janela de um cômodo deve considerar a funcionalidade do espaço. Casas com idosos ou pessoa com necessidades especiais, por exemplo, devem ter portas mais largas, facilitando a circulação.

Cômodos com paredes amplas podem receber janelas maiores, garantindo mais iluminação e circulação de ar. Já os banheiros e área de passagem, como corredores, podem receber aberturas menores.

Posição

Ao definir a posição das portas e janelas é preciso considerar a circulação do ar e a iluminação que aquela abertura garantirá ao ambiente. Para cada cômodo, deve-se aplicar um critério, conforme a sua função.

No dormitório, por exemplo, o ingresso de luz deve ser avaliado considerando se tratar de um ambiente de descanso. Nem sempre iluminação em excesso é desejada.

Conforto acústico e térmico

O conforto também deve ser considerado no momento de escolher as portas e janelas de uma residência. Construções voltadas para áreas movimentadas e barulhentas podem receber aberturas com isolamento acústico para garantir maior conforto.

O ingresso de luz no ambiente também deve ser considerado ao instalar as aberturas. Em locais mais quentes, a posição das janelas pode permitir iluminação em excesso, mantendo o cômodo muito quente em determinados períodos do ano.

Manutenção

Outro item importante de se verificar antes de escolher portas e janelas é a manutenção que ela vai exigir. Alguns modelos e materiais podem ter vida útil e funcionalidades comprometidos caso não recebem limpeza e manutenção constantes.

Materiais

A definição dos materiais das portas e janelas é um dos itens mais relevantes de se analisar. A escolha tem influência em vários aspectos da construção como a durabilidade e a decoração. Confira algumas opções:

Alumínio

Por sua durabilidade, facilidade de instalação e manutenção, está entre as preferidas no mercado. Apresenta excelente custo-benefício, especialmente para uso em áreas externas. Deixa a desejar no quesito isolamento térmico e acústico.

Madeira

As portas e janelas de madeira são mais versáteis e apresentam melhor isolamento termo acústico do ambiente. Do ponto de vista da decoração, são mais sofisticadas. Exigem manutenção periódica para que não se desgastem com o tempo.

Vidro

Portas e janelas de vidro garantem mais integração com o exterior, com maior aproveitamento da luz natural. Apesar de exigirem menos manutenção, precisam de atenção aos locais onde serão instaladas, pois são mais frágeis aos choques.

São vários os aspectos que precisam ser levados em conta na hora de escolher as portas e janelas para a sua casa. O ideal é buscar orientações com um profissional que poderá indicar os melhores materiais e modelos para a sua necessidade.

E é na Tendtudo que você vai encontrar as portas e janelas ideais para a sua casa. Não deixe de visitar nossas lojas ou nosso site.

Tag: