Segurança em casa: como evitar acidentes com as crianças

| | 12 de junho de 2015


Tudo é novidade quando se é criança. Nas primeiras fases da infância, qualquer objeto é atraente e qualquer lugar novo é uma expedição pelo desconhecido. Mas com toda essa curiosidade e fragilidade, o que é banal pros adultos pode ser fatal pros pimpolhos.

Antes mesmo de o bebê chegar, você já pode começar a fazer alterações no espaço para recebê-lo da forma mais segura possível. Confira algumas dicas para proteger os ambientes mais propensos a acidentes:

Banheiro

O maior risco desse cômodo é o afogamento. Jamais deixe a criança sozinha na banheira para fazer algo, mesmo que seja atender ao telefone rapidinho ou desligar o forno. Bastam 2,5cm de água para causar um afogamento. No chão, são obrigatórios os tapetes antiderrapantes. É essencial também travar a tampa do vaso sanitário.

Cozinha

O ambiente mais gostoso da casa pode se tornar um campo minado pras crianças. Guarde facas, garfos, tesouras e qualquer outro utensílio que tenha ponta ou fio bem longe do alcance delas, de preferência em um armário com chave. Nada de faqueiro ao alcance dessas mãozinhas espertas.

No fogão, outra área de alto risco, tome muito cuidado com os cabos das panelas. Cozinhe usando as bocas traseiras e sempre vire o cabo pra dentro.

Salas e ambientes comuns

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você mora em apartamento, não pense duas vezes antes de cobrir todas as janelas e sacadas com rede de proteção. Use cortinas de tecido pesado e sem cordinhas, que podem causar estrangulamento. Só utilize toalhas curtas e jogos americanos nas mesas, para impedir que o bebê puxe e derrube o que quer que esteja nelas.

As tomadas devem ser todas cobertas com protetores especiais (que custam bem pouquinho), ou cobertas com um móvel pesado, de forma a impedir totalmente o acesso.

Lavanderia

Outra área propensa ao afogamento. Se a máquina de lavar tem porta frontal, utilize uma trava especial. Baldes e bacias devem ser esvaziados sempre e guardados virados pra baixo. Os produtos de limpeza também devem ser mantidos bem distantes.

Seguindo essas dicas básicas, sua casa já se tornará um espaço menos hostil para a criançada. Tenha muita atenção com as quinas de objetos em todos os cômodos, proteja bem as escadas e acessos a lugares perigosos. E mesmo assim, nunca deixe uma criança pequena sozinha.

Gostou das dicas? Tem alguma a acrescentar? Compartilhe com a gente!

Tag: , , , ,

Comentários estão fechados.