Seis dicas para usar espelhos na decoração

| Deixe um comentário | 6 de março de 2018


Com infinitas possibilidades de uso, os espelhos são capazes de transformar qualquer ambiente, deixando-os muito mais bonitos, sofisticados e funcionais.

Totalmente versáteis, já que conversam bem com qualquer estilo de decoração, os espelhos vão muito além do ato de refletir ou de ampliar ambientes mais compactos: eles favorecem a iluminação, valorizam o espaço, disfarçam imperfeições e podem fazer a diferença em qualquer projeto.

No entanto, mesmo ante tantas qualidades, é preciso alguns cuidados na hora de utilizá-los. Quer saber mais? Confira seis dicas de como utilizar espelhos na decoração.

 

Posição do Espelho

Antes de instalar a peça, preste bastante atenção ao que será refletido no espelho. Afinal, de que adianta um espelho belíssimo no banheiro, se ele refletir justamente o vaso sanitário?

Instale o espelho para que reflita peças ou espaços que você quer que ganhe destaque. Ah, e evite também colocar espelhos em frente a janelas, para não ter ofuscamento por excesso de reflexo.

 

Formato

Antes da compra, verifique qual formato melhor se enquadra no ambiente em questão:

Redondos – funcionam como pontos focais, e são ótimos para dar movimento ao espaço. Podem ser um pouco mais caros, já que exigem corte especial, mas o resultado é compensador.

Retangulares – ideais, sobretudo, para dar amplitude a ambientes pequenos.

Quadrados – passam a sensação de ordem, sendo indicados, portanto, para ambientes mais sóbrios.

Irregulares – indicados, principalmente, para ambientes mais ousados e descontraídos, também podem ser a peça de destaque em qualquer estilo de ambiente, até mesmo nos mais clássicos, dando personalidade à decoração.

 

Composição com pequenos espelhos

Quer dar personalidade e um estilo totalmente novo a uma parede? Em vez de investir em um grande espelho, aposte em uma composição com espelhos pequenos. Apenas atente-se na hora de agrupá-los, para que formem um desenho ou uma composição harmônica, que enriqueça o espaço. Uma boa sugestão, para deixar o ambiente ainda mais criativo, é pintar a parede que receberá os espelhos com uma cor diferente das demais.

 

Móveis espelhados

Já é comum encontrarmos móveis revestidos com espelhos em projetos de decoração modernos. Mesas de centro e de canto, aparadores, portas de armário e cabeceiras espelhadas podem dar um charme a mais a decorações mais contemporâneas, já que são peças leves e fluídas. Mesmo assim, cuidado para não distribuir móveis espelhados por toda a parte e deixar a decoração over.

 

Moldura

Na hora de escolher a moldura, se atente ao estilo de decoração do ambiente. Fina ou larga, é essencial que ela harmonize com os demais elementos do cômodo.

Ambientes mais modernos, por exemplo, combinam com molduras espelhadas ou metálicas. Cômodos carregados ficam bem com formas mais discretas, para criar um contraponto. Ambientes mais rústicos pedem molduras de madeira, enquanto os sóbrios podem tanto adotar uma peça mais sutil, que complemente a decoração, como uma moldura em um tom mais vibrante, para dar um toque descontraído.

 

Hall de entrada

Aproveite o poder do espelho para valorizar ambientes que costumam receber menos atenção, como halls de entrada. Além de dar elegância e personalidade ao ambiente, é um acessório bastante conveniente para os últimos retoques ou aquela conferida básica antes de sair de casa.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais como valorizar a sua decoração? Fique de olho em nossos canais que vem muito mais por aqui!

Tag: , , ,