Verniz ou stain: qual é o melhor produto para proteger móveis de exterior?

| | 30 de outubro de 2015


A madeira sempre foi a matéria-prima favorita na fabricação de móveis e estruturas para construções em geral. Nos ambientes externos, isso não é diferente, e as qualidades desse material se sobressaem em produtos variados.

O problema é, diferente do interior da sua casa, onde há um maior controle das condições climáticas, os ambientes exteriores oferecem uma série de fatores degradantes à madeira, como intempéries, exposição excessiva ao sol e pragas (como cupins e brocas).

Diante de tantos fatores, quem gosta de peças de madeira deve tomar cuidado redobrado com as de ambientes externos. Descubra, a seguir, as principais formas de reforçar a proteção e garantir a durabilidade dos móveis por mais tempo!

1 – Vernizes

Os vernizes são a forma mais conhecida de proteger a madeira. Podem ser feitos com base em solventes químicos ou água (o último caso é menos tóxico, obviamente) e geralmente garantem proteção contra umidade e fungos, além de ressaltar a beleza da madeira.

O ideal para manter os móveis protegidos é dar três demãos de verniz, que deve ser aplicado na madeira pura (se tiver alguma pintura, lixe bem antes).

2 – Stain

Muito mais moderno e eficaz que o verniz, o stain é um produto que penetra nos sulcos da madeira e age em toda a sua superfície. Ele protege a madeira contra os raios do sol, umidade, fungos e insetos e tem maior durabilidade, pois não racha nem enruga com a ação do tempo.

Se comparado ao verniz, o stain tem um custo-benefício bastante satisfatório, pois sua aplicação o torna “parte da madeira” e dispensa uma manutenção tão constante.

shutterstock_263100797

Em ambos os casos, o produto deve ser reaplicado anualmente por questões de segurança mas, no caso do stain, a manutenção é infinitamente mais fácil: enquanto o verniz precisa ser totalmente removido antes da nova aplicação, o stain pode ser aplicado por cima da camada anterior, após uma breve limpeza dos resíduos.

Verniz ou stain? Se você já usou os dois e notou as diferenças, compartilhe conosco!

Tag: , , , , ,

Comentários estão fechados.