Você conhece os diferentes tipos de porcelanato?

| Deixe um comentário | 19 de fevereiro de 2021


O piso porcelanato é um dos preferidos de quem busca não apenas praticidade, mas também quer dar um toque de sofisticação à sua casa. Como existem vários tipo de porcelanato, ele pode ser aplicado em praticamente todos os ambientes, sejam eles internos ou externos.

Com boa durabilidade e fácil manutenção, este material oferece diferentes opções que permitem a sua adequação a variados projetos de decoração. Confira neste post alguns tipos de piso porcelanato e saiba as vantagens de cada um deles.

Saiba um pouco mais sobre os tipos de porcelanato nesse artigo! Foto Iná Arquitetura

Porcelanato esmaltado

O porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte ao final do seu processo de produção. Este tratamento, que garante maior resistência contra sujeira e manchas, dá ao revestimento um acabamento brilhante, que pode ser áspero ou fosco.

Uma vantagem do porcelanato esmaltado é a grande variedade de cores, padrões e estilos, o que permite que sempre se encontre uma opção que atenda ao seu gosto e ao seu projeto de decoração.

Assim como em todas as cerâmicas tratadas com esmaltes, é preciso ficar atento à resistência do porcelanato esmaltado à abrasão. Ela é representada pela escala PEI, que considera, principalmente, a circulação de pessoas no ambiente onde o piso vai ser instalado.

Porcelanato polido

Já o porcelanato polido não recebe nenhuma camada de esmalte em sua produção. Ele passa por um processo de proteção que lhe garante o brilho intenso. É um dos tipos mais comuns de porcelanato, especialmente para o uso em pisos.

Este modelo é utilizado preferencialmente em áreas secas como salas e dormitórios. Para cozinhas e banheiros não é o mais indicado, pois pode se tornar escorregadio quando molhado.

O brilho intenso é marca registrada do porcelanato polido. Foto Vivadecora

Porcelanato acetinado

Menos brilhante do que o porcelanato polido, o acetinado apresenta algumas vantagens como a resistência maior a riscos e manchas. Também é menos escorregadio, o que lhe garante maior versatilidade de aplicação e facilidade de limpeza.

Por sua maior resistência, o porcelanato acetinado pode ser uma melhor opção para ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros.

Porcelanato EXT

O EXT é um tipo de porcelanato indicado para os espaços externos, como varandas e terraços. E é o ideal para áreas com piscinas, por exemplo. Por ser um modelo altamente abrasivo, ele é 100% impermeável, altamente durável e sem risco de se tornar escorregadio quando molhado.

Em contrapartida, sua abrasividade dificulta a limpeza. Por isso, é importante avaliar com muito cuidado sua aplicação em outras áreas da casa.

Porcelanato marmorizado

Este tipo de porcelanato recebe um tratamento que faz com que ele fique com uma aparência semelhante ao mármore. É uma boa opção para garantir um toque de sofisticação ao seu projeto sem demandar um investimento tão elevado quanto o da pedra original.

O porcelanato marmorizado pode simular diferentes tons, desde o branco, mais tradicional, até os mais escuros. Sempre com as vantagens da manutenção do porcelanato, que é mais simples e barata em comparação com o mármore.

Para quem deseja visual de mármore sem ter que usar a pedra em si. Foto Vivadecora

Como você pode ver, o piso porcelanato apresenta diferentes opções de modelos e acabamentos, o que garante a versatilidade deste material para aplicação no revestimento da sua casa. Com certeza, um deles vai ficar perfeito no projeto da sua obra ou reforma.

Ficou interessado? Então passe em uma de nossas lojas ou visite o nosso site e conheça nossas opções de piso porcelanato.  

Tag: ,